Skip to main content
universidade lusófona

Performances

Conference Performance at InShadow Festival

Ghostdance #1 Andamento

Apresentamos uma demonstração no festival de Screen-dance InShadow, no Teatro do Bairro, em Lisboa. A apresentação foi seguida de um debate com o público e os bailarinos, a coreógrafa e os programadores envolvidos na realização do evento.  

Inshadows1.jpeg

 
Esta apresentação teve o formato de conferência-performance e contempla relações coreográficas com parceiros de “carne e osso” e com parceiros virtuais.
A crescente mediação das tecnologias digitais tem vindo alterar a forma como nos relacionamos uns com os outros. Ghost Dance investiga a perceção corporal de si e do outro em ambientes tecnológicos de Realidade Virtual.
O projeto Ghost Dance investiga o que acontece com a nossa percepção de incorporação quando estamos imersos num ambiente de RV. Como é que a percepção de peso, esforço, tempo e espaço altera quando um bailarino físico interage com um corpo virtual? Como é que, quando imerso numa relação corporal de RV o bailarino percebe a sua própria cinesfera, o seu sentido do tacto e a sensação da materialidade do corpo? Que implicações esse modo de sentir o próprio corpo numa interação virtual terá na maneira como nos relacionamos com o ambiente que nos rodeia?
 

Inshadow2.jpeg

 
Criação coreográfica Cecília de Lima
Supervisão artística António Cabrita
Interpretação e cocriação coreográfica Daniel Pirata, Ester Gonçalves e Miguel Santos
Programação do ambiente de Realidade Virtual José Siopa
Iluminação: Pedro Moreira
Produção e Coordenação técnica: Rui Filipe Antunes.
Supervisão Académicas Ana Paula Claúdio e Beatriz Carmo
Captura de Movimento Bruno Pedro
 
 
inshadow