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Interviews

Interview - Transcript Miguel Santos por Rui Antunes

[20 Janeiro, 2024]

Rui

qual é que foi o teu primeiro quadro? 

era com as tendo a Ester? 

Miguel 

o primeiro dueto era com a Ester sim

Rui 

e tu estavas com os óculos 

Miguel 

Na apresentação sim …

Rui 

Melhor ainda. Espera. não é a apresentação. 

só que isso disse vai NOS pedir mais tempo.

tenta … a primeira vez que …que dançaste com com estes avatares consegues lembrar desse dia? foi aqui? 

Miguel

já foi há muito tempo. 

Ora nós já tivemos ali no AND_LAB 

porque não foi aí … entretanto … eu acho que foi aqui 

tanto que até tivemos a ajustar … tudo --- os Campos tanto que usamos muito tempo

por causa das frentes 

Rui 

Mas já não tens Memória desse primeiro instante em que puseste os óculos 

Miguel 

é assim preciso o momento preciso não, o momento preciso é não

não porque entretanto já se tornou um hábito 

Rui 

então vamos voltar à performance ao Inshadow 

então esse primeiro momento em que vais dançar com com Ester virtual 

e vais estás fora de cena e vais entrar em cena 

consegues colocar-te aí nesse instante?

Miguel  

A Ester dançou primeiro 

e eu entro a seguir 

Rui

Quem é que te deu os óculos? Já os tens também? 

Miguel 

foi o Daniel que me deu os óculos 

ou seja o Ester acaba o dueto o Daniel passa-me óculos

 tira lhe tira os óculos a Ester e passa-me 

Rui 

Tu vai po-los

Miguel 

exatamente 

Rui 

Acabaste de os por. Consegue estar neste momento.

Miguel

Sim

Rui 

Acabaste de por os óculos. Consegues ouvir o Público?

Miguel

 não estou focado em olhar para a Ester para a Ester virtual sim 

Rui 

só para ela 

não estás a olhar para o resto para o ambiente nada 

Miguel 

não o ambiente já se tornou como já fizemos várias vezes o ambiente já se tornou um hábito 

na realidade estou preocupado com quando é que a Ester vai começar 

Rui 

E entretanto ela começa

ela começa e tu vais atrás.

Miguel

engraçado nessa performance do InShadow em especifico nós tivemos que alterar também da o tamanho da Ester por causa de uma questão espacial 

então foi um bocado estranho 

Rui 

Ela esta mais pequena. 

Miguel 

ela está muito mais pequena 

tipo ao nível do meu peito, a cabeça dela dá no meu peito 

então lembro-me perfeitamente 

por acaso lembro-me perfeitamente dessa sensação 

foi mesmo foi muito desconfortável porque eu estava habituado ou seja a ideia de já estar numa realidade assume ou pressupõe que eu tenha que estar mentalmente dentro ou pelo menos tentar estar dentro dessa realidade 

eu já estava habituado a um tamanho a uma a distância uma invisual e de repente por causa de uma questão espacial ela tá tão mais baixa 

Já estava habituado a um tamanho. A uma distância. A um input visual. E de repente por causa de uma questão espacial ela é tão mais baixa

Rui 

Ao mesmo tempo é bom é a primeira vez 

Miguel 

É foi um bocadinho. foi um bocadinho a primeira vez .

Rui 

Apanhou-te desprevenido. 

Miguel 

foi apanharam-me desprevenido foi quase uma primeira vez 

Rui 

então sentes se alguma forma que estás mais atento a ela do que estarias? 

Miguel 

sim sim. Tenho que estar.

Rui

Tens que estar ou sentes que estás? é consciente essa… 

Miguel 

teve que ser. ou seja teve que ser bastante racional 

teve que ser ou seja foi uma opção foi uma opção bastante racional de OK onde é que ela está 

Rui 

Altera-te o movimento? sentes que altera?

Miguel

 Altera. altera porque o tamanho real dela tem as pernas no tamanho real dela tem uma certa distância que quando é 

obviamente quando ela diminui eu próprio tenho que encurtar toda a minha distância 

Rui

certo 

Miguel 

toda a minha distância 

então para mim foi de facto uma primeira vez 

Rui

Mas ela não te põe em perigo. É mesmo a questão de movimento 

Miguel 

é ou seja é preocupação pelo objeto artisto

 tu ou seja a via artística deste projeto e a parte performática deste projeto 

e o meu cuidado e atenção perante esse objeto coreográfico 

sinto-me uma obrigação de OK então Eu Não estou habituado a esta a este espaço a esta espacialidade duma pessoa mais baixa então eu tenho que estar 2 vezes vá 2 vezes mais atento 

Rui 

Tu sentes o público ou não? isso é uma relação, essa preocupação tem em conta ao Público? 

Miguel 

sim sim sim como como performance …

Rui

Então sente-lo presente?

Miguel 

ou seja Eu Não o sinto presente, 

no sentido em que eu meio que me abstraio da presença deles 

mas eu sei que estou a fazer uma performance 

e sei que estou a perfumar para alguém 

portanto existe obviamente esse cuidado do objeto artístico na sua melhor qualidade de apresentação para eles 

Rui

tu já sabias que ela ia ser mais pequenina. já não foi uma surpresa? 

Miguel 

Surpresa, ou seja, não foi uma surpresa sim não foi uma surpresa total 

ou seja pró corpo.não foi uma surpresa para a cabeça e para o cérebro mas foi uma surpresa para o corpo 

6:49

Rui

OK consegues descrever?

que sensação é essa essa estranheza ao nível do corpo ?

Miguel 

porque ou seja acreditava que estava também a dizer a Cecília foi 

o corpo tem uma Memória física muito própria neste caso em relação à performance 

e nós gravamos e colocamos os avatars também ao nível até a uma altura mais realista possível porque estão para sentir que estamos ainda mais dentro dessa realidade aumentada eu sentia automaticamente 

ou inconscientemente eu sentia que o meu corpo já ia para aquele lugar para aquele para aquela dimensão então quando quando vocês alteraram o tamanho da Ester 

eu senti que não podia estar tanto na minha sensação 

ou seja deixou de ser sobre a minha sensação a minha relação sensorial comigo e tentar estar o máximo o mais dentro possível 

mas tornou-se numa performance bastante racional da minha parte 

eu estava muito na minha cabeça 

deixei de ter 

na realidade 

8:16

Rui 

Menos fluida portanto?

Miguel

é não diria não diria menos fluida porque a qualidade do movimento continua lá seja quase como se fossem coisas muito distintas 

qualidade de movimento é uma coisa 

a qualidade sensorial é outra

Rui 

Tu sentes que paraste 

Miguel

eu senti que estive mais atento 

senti que deixei de ter o meu foco no meu corpo e deixei de ter a ter o meu foco muito mais no visual 

eu tinha que estar constantemente a olhar para onde ela 

está e eu acho que tantas

 com o outro Avatar já tinha uma liberdade 

apesar de ter que me restringir ao tempo do Avatar eu sentia que tinha muito mais liberdade porque eu já estava a começar a ficar habituado 

9:03

Rui 

Sentes os teus pés? 

Miguel

Sinto, não vejo.

 eu sinto os meus pés 

sentia-os

Rui

Mas sente-los mais que numa dança normal? 

Miguel 

Não. Sinto menos. 

menos porque eles não estão no meu campo periférico e não os consigo ver 

Rui 

e os óculos , tu sente-los também?  eu acho que a certa altura que não. 

Aliás eu acho que a certa altura 

aliás há um momento no dueto que eu sinto os óculos 

mas porque havia uma preocupação extra por causa deles desconectarem ou não 

aquele momento em que eu olho para baixo

Rui 

E ai está a pensar nos óculos. 

Miguel 

Ai sim aí como nós percebemos que ele desconecta por causa dos escuro total 

aí sim ah os óculos.

quase um Switch naquele naquele momento da coreografia há um Switch 

Há uma sinapse há um Switch qualquer que diz 

cuidado com os óculos 

mas depois 

Rui 

mas só nesse momento 

Miguel 

Sim, sim. na realidade eu meio que me abstraio dos óculos 

Rui

vamos voltar a esse instante em que acabaste de entrar em cena 

Olhas para a Ester. disseste há bocadinho não sentes o chão durante O Tempo todo. nesse instante sentes? Ou estás focado nela?

Miguel 

Como é que eu hei-de explicar. eu sinto o chão porque ainda por cima estou descalço ou estou com umas meias. portanto é normal. O que não consigo é conectar-me com o chão.

Eu sinto o chão obviamente. mas Eu Não me consigo conectar com o chão.

eu de pé, por muito que eu esteja de pé, eu consigo ter sempre uma Visão meio periférica do meu corpo.

Consigo ter uma sensação, tenho aqui os outlines do meu corpo.

 e com os óculos Eu Não tenho isso. 

então existe uma desconexão com o meu próprio corpo 

eu sei que estou no chão obviamente 

mas depois há uma há um desequilíbrio, há um desequilíbrio do meu centro 

que Eu Não consigo conectar-me com totalmente o chão. 

Rui 

Desequilíbrio… Desiquilibras-te ou…. 

Miguel 

 Não, é mesmo desequilíbrio físico.

 é muito mais difícil encontrar este equilíbrio do meu centro do meu eixo 

Rui

e não sentes que andas à procura então de reforçar a sensação de chão 

Miguel 

Sinto. Sinto, através como estava a dizer há bocado 

eu sinto através da respiração eu sinto uma necessidade de Respirar de uma forma muito mais intensa 

não necessariamente preciso de estar a fazer som um som mais intenso mas A respiração

 o foco da respiração é muito mais forte 

12:58

Rui 

Sentes-te imaterial 

Miguel 

Senti frio

Rui

Sentes-te frio? 

Miguel 

não é ou seja não é imaterial não é imaterial porque é impossível não sentir o meu corpo 

é impossível não sentir no meu corpo 

O que eu sinto é o exercício, eu engraçado …

por muito que seja uma performance eu vi esta performance um bocado também como um exercício 

porque eu OK eu pus os óculos é isso OK eu vou para o exercício tenho que estar dentro do exercício

 e por isso é que eu me abstraio de todas estas sensações extra que me vão preocupar

 ai os óculos 

ai o Público e na na na ai é a roupa 

Na Na Na 

não existe essas preocupações 

de repente parece tipo quase um botõezinhos de uma …. uns botõezinhos ali das máquinas de som. De repente é tipo OK como se todas estas estímulos externos se fecham

portanto eles não são uma preocupação 

e como a Ester estava num tamanho diferente e tudo 

OK então as minhas preocupações Hoje e agora e para esta performances para este exercício são olhar constantemente para a Ester porque ela tem um tamanho diferente 

Rui 

Semrpe a foca-la? 

sempre a foca-la. E Respirar.

Rui

 não te perturba não conseguires focá-la bem 

Miguel 

não … não é um movimento- é mais 

perturba me mais por exemplo perturba me mais não me ver 

porque tira-me mesmo do meu centro 

tira me do meu eixo 

tudo o que é equilíbrios no pé ou transferências de peso são muito mais complicadas e requerem uma atenção extra 

ou seja a minha atenção para este exercício neste caso para este dueto 

para o primeiro dueto de todos é onde é que está o meu peso e onde é que está a Estér 

Eram as únicas 2 coisas que eu me estava a preocupar 

Rui 

15:08

Rui 

tu sentiste que portanto quando começas a dançar com a Ester. ela nesse momento, ela deu-te a dica. A partir daí ela vai dando dicas do Avatar.

Miguel

Sim, ela vai dando dicas do tempo.

Rui 

sentes que O Tempo é fluido?

 Miguel

não não não porque o Avatar tem um tempo muito próprio. 

E eu é que tenho que me ajustar ao tempo do Avatar.

 e isso retira me alguma fluidez porque por causa destes ajustes

 de todos estes micro ajustes 

quer a nova altura do Avatar 

quer ao tempo do Avatar 

quer esta nova percepção 

todos estes micro ajustes retiram me um bocadinho esta fluidez 

porque eu sinto que tenho que estar meio a correr atrás do tempo do Avatar 

Rui

Ele é que determina 

Miguel 

ele é que determina exatamente

A Ester avatar é que determina O Tempo 

Rui 

E peso?

 não o peso não é com ela. 

neste caso é comigo e com a minha respiração 

não necessariamente 

ela 

Rui

Com a tua respiração?

Miguel

com a minha respiração 

ela, ou seja, existe estes 2 

existe enquanto no dueto físico é partilhado O Tempo e a respiração é partilhada 

com o Avatar ela 

ou seja o Avatar determina O Tempo eu determino o peso 

porque eu sou o humano da relação 

então eu sou o único desta relação que tem peso 

Rui 

não não te causa desconforto?

Miguel

Não é uma questão de mindset. eu sinto que é uma questão de mindset é uma questão de click.

Rui 

 porque é engraçado estavas me a perguntar do Público 

por exemplo quando Eu Não tenho os óculos eu vejo o Público eu vejo espaço 

eu via a régie e eu via o José eu via Toda A Gente 

mas de repente metes os óculos e há um clique há um mindset que diz OK é agora é sobre ISTO

 e é ISTO 

tudo o resto meio que desaparece não é 

que é uma nuvem 

Rui

estás a ver o chão estava a dizer 

Miguel 

sim inclusive o chão 

aliás inclusive o chão inclusive os limites espaciais 

e eu apesar de eu saber que é uma realidade virtual eu tento no meu mindset entrar ou entrar o máximo possível dentro desse espaço que vocês criaram 

portanto os limites… dos eu …. 

eu confio totalmente NOS limites espaciais que me foram estabelecidos na realidade virtual 

então eu tento mergulhar ao máximo dentro desse óculos

Rui em momento algum de tiveste associações de imagens? tiveste sempre focado durante o a performance 

Miguel

não não tive propriamente

Rui 

quando a Ester parou. Quando para de dançar?

Miguel

A Ester não para de dançar. Ela sai do espaço visual. 

nós separamos NOS e ela anda e sai do campo visual 

sim portanto eu nunca vejo propriamente a Ester a parar 

parece que ela avança para o próximo quadro 

ainda para mais nesse primeiro dueto a Ester sai por um lado e eu saio pelo outro 

portanto eu vejo de facto a Ester a abandonar o campo, o espaço virtual, mas eu já estou a caminhar para o outro lado.

 portanto eu aí 

é isso 

é existe novamente outro clique 

porque existe ou seja 

terminamos o exercício terminamos a nossa sequência 

eu vejo a Ester virtual a sair mas eu já sei que tenho que tirar os óculos para dar a outra pessoa 

ou seja não necessariamente eu saio da minha personagem 

até eu tirar os óculos e até eu sair do espaço de cena eu tenho a minha personagem 

Rui

Sentes que é uma personagem? 

Miguel 

Sim. 

20:02

De alguma maneira sim 

de alguma maneira sim porque eu sinto que tenho que tenho que aumentar ali alguns volumes que normalmente não aumentaria 

algo 

há certos focos durante o meu quotidiano Miguel 

quotidiano vida normal 

não estão tão ativos e tão aware tão conscientes 

que durante a performance estão 

Rui

em qualquer performance 

Miguel

em qualquer performance há sempre há sempre eu sinto que qualquer performance há sempre uma personagem 

por muito que seja um o mais aproximado ao Miguel possível porque era sobre mim e sobre o meu Avatar e sobre a minha personagem sobre a minha pessoa 

há sempre um há sempre um carinho ou um cuidado especial por aquele momento que não me permite ser totalmente o Miguel 

porque existem necessidades de regular certos e determinados focos e volumes de intensidade 

Rui 

mas em momento algum

 sabes sempre que aquilo é uma realidade sim durante aquela 

Miguel 

sim perfeitamente. 

por isso é que eu sinto 

às vezes essa desconexão 

ou seja eu sinto a desconexão com o avatar e não com a realidade virtual 

porque eu sei que é uma realidade virtual então essa rigidez 

Rui

espera explica te melhor ai 

Miguel

ou seja mais uma vez a nível de mindset a partir do momento 

Rui

eu quero a tua sensação pois é e são portanto isso este que estás imerso no mundo virtual

Miguel

OK não l estou apesar de ser ainda para mais eu vi o planeta Terra que eu sei que não estou lá existe toda uma plataforma de concreto no meio do oceano a flutuar portanto todo o cenário um bocadinho surrealista 

mas Como Eu me proponho eu proponho me a entrar dentro dessa realidade e tomo-o como uma realidade minha naquele momento 

por isso eu conecto-me ou seja eu conecto me tal e tal 

por exemplo tal e qual como NOS filmes 

pronto estás no cinema e tu conectas com aquela realidade de uma maneira tão grande que sentes que entras dentro do filme 

é um bocadinho isso 

temos um ecrã literalmente os óculos que são um ecrã 

e tu propões-te, eu neste caso eu proponho me a entrar dentro daquela realidade 

no entanto a minha relação com Avatar é que é um bocadinho desconexa

porque o avatar não é real 

aí sim que não é real de maneira nenhuma 

 

Rui

e porque é que porque é que sentes que é que não é real 

Miguel

porque ele ou seja há imensas qualidades que faltam 

muito sucintamente há aqui 3 qualidades de um Avatar que não me permitem de todo conectar 

por exemplo 

não há gravidade apesar de estare assente no chão virtual ele é muito leve 

Rui

Sentes isso? Na qualidade do movimento?

Miguel

Eu sinto.  Todo o movimento do avatar é muito recto, muito leve vá.

 ele não tem peso, o próprio cabelo,  o próprio tecido das calças, toda essa toda essa ação gravitacional não existe no avatar apesar de ele estar assente no chão

este é um ponto depois não existe musculo, não exite pele, os tecidos não têm textura, os músculos não têm sombra não tem textura, então isso é mais um elemento que é tipo ah ISTO é estranho.

 Eu Não estou a perceber se o Avatar está a fazer força ou não se cria densidade no espaço 

ele só está a fazer movimento leve 

portanto só existe uma qualidade de movimento do avatar enquanto a Ester tem várias qualidades de movimento.  

Terceiro, a expressão facial 

a expressão facial da concentração. Por muito que seja só uma expressão facial, a concentração tem uma expressão facial 

eu quando olho para a Ester concentrada parece que há um brilho qualquer extra ali 

e o Avatar não tem isso. 

também tem disso 

ou não ou ou ou não não consegue canalizar isso 

Rui

e isso perturba perturbam o teu movimento 

Miguel

ele não me perturba o meu movimento 

perturba a minha relação 

porque lá está ISTO é feito de camadas obviamente 

são todas as nossas todas as nossas performances como passamos por um processo criativo inúmeros ensaios 

nós vamos acrescentando sempre camadas 

e estas camadas não se perdem 

ou seja a minha Memória física da qualidade movimento continua lá 

a minha a minha disposição em entrar na realidade virtual continua lá 

agora Se Eu não tenho 

Se Eu não tenho A Ester real e se isso Avatar não se aproxima à realidade da Ester esta camada sai mas as outras mantêm-se eu consigo ter todas as outras