Interviews
Interview - Transcript Miguel Santos por Rui Antunes
[20 Janeiro, 2024]
Rui
qual é que foi o teu primeiro quadro?
era com as tendo a Ester?
Miguel
o primeiro dueto era com a Ester sim
Rui
e tu estavas com os óculos
Miguel
Na apresentação sim …
Rui
Melhor ainda. Espera. não é a apresentação.
só que isso disse vai NOS pedir mais tempo.
tenta … a primeira vez que …que dançaste com com estes avatares consegues lembrar desse dia? foi aqui?
Miguel
já foi há muito tempo.
Ora nós já tivemos ali no AND_LAB
porque não foi aí … entretanto … eu acho que foi aqui
tanto que até tivemos a ajustar … tudo --- os Campos tanto que usamos muito tempo
…
por causa das frentes
Rui
Mas já não tens Memória desse primeiro instante em que puseste os óculos
Miguel
é assim preciso o momento preciso não, o momento preciso é não
não porque entretanto já se tornou um hábito
Rui
então vamos voltar à performance ao Inshadow
então esse primeiro momento em que vais dançar com com Ester virtual
e vais estás fora de cena e vais entrar em cena
consegues colocar-te aí nesse instante?
Miguel
A Ester dançou primeiro
e eu entro a seguir
Rui
Quem é que te deu os óculos? Já os tens também?
Miguel
foi o Daniel que me deu os óculos
ou seja o Ester acaba o dueto o Daniel passa-me óculos
tira lhe tira os óculos a Ester e passa-me
Rui
Tu vai po-los
Miguel
exatamente
Rui
Acabaste de os por. Consegue estar neste momento.
Miguel
Sim
Rui
Acabaste de por os óculos. Consegues ouvir o Público?
Miguel
não estou focado em olhar para a Ester para a Ester virtual sim
Rui
só para ela
não estás a olhar para o resto para o ambiente nada
Miguel
não o ambiente já se tornou como já fizemos várias vezes o ambiente já se tornou um hábito
na realidade estou preocupado com quando é que a Ester vai começar
Rui
E entretanto ela começa
ela começa e tu vais atrás.
Miguel
engraçado nessa performance do InShadow em especifico nós tivemos que alterar também da o tamanho da Ester por causa de uma questão espacial
então foi um bocado estranho
Rui
Ela esta mais pequena.
Miguel
ela está muito mais pequena
tipo ao nível do meu peito, a cabeça dela dá no meu peito
então lembro-me perfeitamente
por acaso lembro-me perfeitamente dessa sensação
foi mesmo foi muito desconfortável porque eu estava habituado ou seja a ideia de já estar numa realidade assume ou pressupõe que eu tenha que estar mentalmente dentro ou pelo menos tentar estar dentro dessa realidade
eu já estava habituado a um tamanho a uma a distância uma invisual e de repente por causa de uma questão espacial ela tá tão mais baixa
Já estava habituado a um tamanho. A uma distância. A um input visual. E de repente por causa de uma questão espacial ela é tão mais baixa
Rui
Ao mesmo tempo é bom é a primeira vez
Miguel
É foi um bocadinho. foi um bocadinho a primeira vez .
Rui
Apanhou-te desprevenido.
Miguel
foi apanharam-me desprevenido foi quase uma primeira vez
Rui
então sentes se alguma forma que estás mais atento a ela do que estarias?
Miguel
sim sim. Tenho que estar.
Rui
Tens que estar ou sentes que estás? é consciente essa…
Miguel
teve que ser. ou seja teve que ser bastante racional
teve que ser ou seja foi uma opção foi uma opção bastante racional de OK onde é que ela está
Rui
Altera-te o movimento? sentes que altera?
Miguel
Altera. altera porque o tamanho real dela tem as pernas no tamanho real dela tem uma certa distância que quando é
obviamente quando ela diminui eu próprio tenho que encurtar toda a minha distância
Rui
certo
Miguel
toda a minha distância
então para mim foi de facto uma primeira vez
Rui
Mas ela não te põe em perigo. É mesmo a questão de movimento
Miguel
é ou seja é preocupação pelo objeto artisto
tu ou seja a via artística deste projeto e a parte performática deste projeto
e o meu cuidado e atenção perante esse objeto coreográfico
sinto-me uma obrigação de OK então Eu Não estou habituado a esta a este espaço a esta espacialidade duma pessoa mais baixa então eu tenho que estar 2 vezes vá 2 vezes mais atento
Rui
Tu sentes o público ou não? isso é uma relação, essa preocupação tem em conta ao Público?
Miguel
sim sim sim como como performance …
Rui
Então sente-lo presente?
Miguel
ou seja Eu Não o sinto presente,
no sentido em que eu meio que me abstraio da presença deles
mas eu sei que estou a fazer uma performance
e sei que estou a perfumar para alguém
portanto existe obviamente esse cuidado do objeto artístico na sua melhor qualidade de apresentação para eles
Rui
tu já sabias que ela ia ser mais pequenina. já não foi uma surpresa?
Miguel
Surpresa, ou seja, não foi uma surpresa sim não foi uma surpresa total
ou seja pró corpo.não foi uma surpresa para a cabeça e para o cérebro mas foi uma surpresa para o corpo
6:49
Rui
OK consegues descrever?
que sensação é essa essa estranheza ao nível do corpo ?
Miguel
porque ou seja acreditava que estava também a dizer a Cecília foi
o corpo tem uma Memória física muito própria neste caso em relação à performance
e nós gravamos e colocamos os avatars também ao nível até a uma altura mais realista possível porque estão para sentir que estamos ainda mais dentro dessa realidade aumentada eu sentia automaticamente
ou inconscientemente eu sentia que o meu corpo já ia para aquele lugar para aquele para aquela dimensão então quando quando vocês alteraram o tamanho da Ester
eu senti que não podia estar tanto na minha sensação
ou seja deixou de ser sobre a minha sensação a minha relação sensorial comigo e tentar estar o máximo o mais dentro possível
mas tornou-se numa performance bastante racional da minha parte
eu estava muito na minha cabeça
deixei de ter
na realidade
8:16
Rui
Menos fluida portanto?
Miguel
é não diria não diria menos fluida porque a qualidade do movimento continua lá seja quase como se fossem coisas muito distintas
qualidade de movimento é uma coisa
a qualidade sensorial é outra
Rui
Tu sentes que paraste
Miguel
eu senti que estive mais atento
senti que deixei de ter o meu foco no meu corpo e deixei de ter a ter o meu foco muito mais no visual
eu tinha que estar constantemente a olhar para onde ela
está e eu acho que tantas
com o outro Avatar já tinha uma liberdade
apesar de ter que me restringir ao tempo do Avatar eu sentia que tinha muito mais liberdade porque eu já estava a começar a ficar habituado
9:03
Rui
Sentes os teus pés?
Miguel
Sinto, não vejo.
eu sinto os meus pés
sentia-os
Rui
Mas sente-los mais que numa dança normal?
Miguel
Não. Sinto menos.
menos porque eles não estão no meu campo periférico e não os consigo ver
Rui
e os óculos , tu sente-los também? eu acho que a certa altura que não.
Aliás eu acho que a certa altura
aliás há um momento no dueto que eu sinto os óculos
mas porque havia uma preocupação extra por causa deles desconectarem ou não
aquele momento em que eu olho para baixo
Rui
E ai está a pensar nos óculos.
Miguel
Ai sim aí como nós percebemos que ele desconecta por causa dos escuro total
aí sim ah os óculos.
quase um Switch naquele naquele momento da coreografia há um Switch
Há uma sinapse há um Switch qualquer que diz
cuidado com os óculos
mas depois
Rui
mas só nesse momento
Miguel
Sim, sim. na realidade eu meio que me abstraio dos óculos
Rui
vamos voltar a esse instante em que acabaste de entrar em cena
Olhas para a Ester. disseste há bocadinho não sentes o chão durante O Tempo todo. nesse instante sentes? Ou estás focado nela?
Miguel
Como é que eu hei-de explicar. eu sinto o chão porque ainda por cima estou descalço ou estou com umas meias. portanto é normal. O que não consigo é conectar-me com o chão.
Eu sinto o chão obviamente. mas Eu Não me consigo conectar com o chão.
eu de pé, por muito que eu esteja de pé, eu consigo ter sempre uma Visão meio periférica do meu corpo.
Consigo ter uma sensação, tenho aqui os outlines do meu corpo.
e com os óculos Eu Não tenho isso.
então existe uma desconexão com o meu próprio corpo
eu sei que estou no chão obviamente
mas depois há uma há um desequilíbrio, há um desequilíbrio do meu centro
que Eu Não consigo conectar-me com totalmente o chão.
Rui
Desequilíbrio… Desiquilibras-te ou….
Miguel
Não, é mesmo desequilíbrio físico.
é muito mais difícil encontrar este equilíbrio do meu centro do meu eixo
Rui
e não sentes que andas à procura então de reforçar a sensação de chão
Miguel
Sinto. Sinto, através como estava a dizer há bocado
eu sinto através da respiração eu sinto uma necessidade de Respirar de uma forma muito mais intensa
não necessariamente preciso de estar a fazer som um som mais intenso mas A respiração
o foco da respiração é muito mais forte
12:58
Rui
Sentes-te imaterial
Miguel
Senti frio
Rui
Sentes-te frio?
Miguel
não é ou seja não é imaterial não é imaterial porque é impossível não sentir o meu corpo
é impossível não sentir no meu corpo
O que eu sinto é o exercício, eu engraçado …
por muito que seja uma performance eu vi esta performance um bocado também como um exercício
porque eu OK eu pus os óculos é isso OK eu vou para o exercício tenho que estar dentro do exercício
e por isso é que eu me abstraio de todas estas sensações extra que me vão preocupar
ai os óculos
ai o Público e na na na ai é a roupa
Na Na Na
não existe essas preocupações
de repente parece tipo quase um botõezinhos de uma …. uns botõezinhos ali das máquinas de som. De repente é tipo OK como se todas estas estímulos externos se fecham
portanto eles não são uma preocupação
e como a Ester estava num tamanho diferente e tudo
OK então as minhas preocupações Hoje e agora e para esta performances para este exercício são olhar constantemente para a Ester porque ela tem um tamanho diferente
Rui
Semrpe a foca-la?
sempre a foca-la. E Respirar.
Rui
não te perturba não conseguires focá-la bem
Miguel
não … não é um movimento- é mais
perturba me mais por exemplo perturba me mais não me ver
porque tira-me mesmo do meu centro
tira me do meu eixo
tudo o que é equilíbrios no pé ou transferências de peso são muito mais complicadas e requerem uma atenção extra
ou seja a minha atenção para este exercício neste caso para este dueto
para o primeiro dueto de todos é onde é que está o meu peso e onde é que está a Estér
Eram as únicas 2 coisas que eu me estava a preocupar
Rui
15:08
Rui
tu sentiste que portanto quando começas a dançar com a Ester. ela nesse momento, ela deu-te a dica. A partir daí ela vai dando dicas do Avatar.
Miguel
Sim, ela vai dando dicas do tempo.
Rui
sentes que O Tempo é fluido?
Miguel
não não não porque o Avatar tem um tempo muito próprio.
E eu é que tenho que me ajustar ao tempo do Avatar.
e isso retira me alguma fluidez porque por causa destes ajustes
de todos estes micro ajustes
quer a nova altura do Avatar
quer ao tempo do Avatar
quer esta nova percepção
todos estes micro ajustes retiram me um bocadinho esta fluidez
porque eu sinto que tenho que estar meio a correr atrás do tempo do Avatar
Rui
Ele é que determina
Miguel
ele é que determina exatamente
A Ester avatar é que determina O Tempo
Rui
E peso?
não o peso não é com ela.
neste caso é comigo e com a minha respiração
não necessariamente
ela
Rui
Com a tua respiração?
Miguel
com a minha respiração
ela, ou seja, existe estes 2
existe enquanto no dueto físico é partilhado O Tempo e a respiração é partilhada
com o Avatar ela
ou seja o Avatar determina O Tempo eu determino o peso
porque eu sou o humano da relação
então eu sou o único desta relação que tem peso
Rui
não não te causa desconforto?
Miguel
Não é uma questão de mindset. eu sinto que é uma questão de mindset é uma questão de click.
Rui
porque é engraçado estavas me a perguntar do Público
por exemplo quando Eu Não tenho os óculos eu vejo o Público eu vejo espaço
eu via a régie e eu via o José eu via Toda A Gente
mas de repente metes os óculos e há um clique há um mindset que diz OK é agora é sobre ISTO
e é ISTO
tudo o resto meio que desaparece não é
que é uma nuvem
Rui
estás a ver o chão estava a dizer
Miguel
sim inclusive o chão
aliás inclusive o chão inclusive os limites espaciais
e eu apesar de eu saber que é uma realidade virtual eu tento no meu mindset entrar ou entrar o máximo possível dentro desse espaço que vocês criaram
portanto os limites… dos eu ….
eu confio totalmente NOS limites espaciais que me foram estabelecidos na realidade virtual
então eu tento mergulhar ao máximo dentro desse óculos
Rui em momento algum de tiveste associações de imagens? tiveste sempre focado durante o a performance
Miguel
não não tive propriamente
Rui
quando a Ester parou. Quando para de dançar?
Miguel
A Ester não para de dançar. Ela sai do espaço visual.
nós separamos NOS e ela anda e sai do campo visual
sim portanto eu nunca vejo propriamente a Ester a parar
parece que ela avança para o próximo quadro
ainda para mais nesse primeiro dueto a Ester sai por um lado e eu saio pelo outro
portanto eu vejo de facto a Ester a abandonar o campo, o espaço virtual, mas eu já estou a caminhar para o outro lado.
portanto eu aí
é isso
é existe novamente outro clique
porque existe ou seja
terminamos o exercício terminamos a nossa sequência
eu vejo a Ester virtual a sair mas eu já sei que tenho que tirar os óculos para dar a outra pessoa
ou seja não necessariamente eu saio da minha personagem
até eu tirar os óculos e até eu sair do espaço de cena eu tenho a minha personagem
Rui
Sentes que é uma personagem?
Miguel
Sim.
20:02
De alguma maneira sim
de alguma maneira sim porque eu sinto que tenho que tenho que aumentar ali alguns volumes que normalmente não aumentaria
algo
há certos focos durante o meu quotidiano Miguel
quotidiano vida normal
não estão tão ativos e tão aware tão conscientes
que durante a performance estão
Rui
em qualquer performance
Miguel
em qualquer performance há sempre há sempre eu sinto que qualquer performance há sempre uma personagem
por muito que seja um o mais aproximado ao Miguel possível porque era sobre mim e sobre o meu Avatar e sobre a minha personagem sobre a minha pessoa
há sempre um há sempre um carinho ou um cuidado especial por aquele momento que não me permite ser totalmente o Miguel
porque existem necessidades de regular certos e determinados focos e volumes de intensidade
Rui
mas em momento algum
sabes sempre que aquilo é uma realidade sim durante aquela
Miguel
sim perfeitamente.
por isso é que eu sinto
às vezes essa desconexão
ou seja eu sinto a desconexão com o avatar e não com a realidade virtual
porque eu sei que é uma realidade virtual então essa rigidez
Rui
espera explica te melhor ai
Miguel
ou seja mais uma vez a nível de mindset a partir do momento
Rui
eu quero a tua sensação pois é e são portanto isso este que estás imerso no mundo virtual
Miguel
OK não l estou apesar de ser ainda para mais eu vi o planeta Terra que eu sei que não estou lá existe toda uma plataforma de concreto no meio do oceano a flutuar portanto todo o cenário um bocadinho surrealista
mas Como Eu me proponho eu proponho me a entrar dentro dessa realidade e tomo-o como uma realidade minha naquele momento
por isso eu conecto-me ou seja eu conecto me tal e tal
por exemplo tal e qual como NOS filmes
pronto estás no cinema e tu conectas com aquela realidade de uma maneira tão grande que sentes que entras dentro do filme
é um bocadinho isso
temos um ecrã literalmente os óculos que são um ecrã
e tu propões-te, eu neste caso eu proponho me a entrar dentro daquela realidade
no entanto a minha relação com Avatar é que é um bocadinho desconexa
porque o avatar não é real
aí sim que não é real de maneira nenhuma
Rui
e porque é que porque é que sentes que é que não é real
Miguel
porque ele ou seja há imensas qualidades que faltam
muito sucintamente há aqui 3 qualidades de um Avatar que não me permitem de todo conectar
por exemplo
não há gravidade apesar de estare assente no chão virtual ele é muito leve
Rui
Sentes isso? Na qualidade do movimento?
Miguel
Eu sinto. Todo o movimento do avatar é muito recto, muito leve vá.
ele não tem peso, o próprio cabelo, o próprio tecido das calças, toda essa toda essa ação gravitacional não existe no avatar apesar de ele estar assente no chão
este é um ponto depois não existe musculo, não exite pele, os tecidos não têm textura, os músculos não têm sombra não tem textura, então isso é mais um elemento que é tipo ah ISTO é estranho.
Eu Não estou a perceber se o Avatar está a fazer força ou não se cria densidade no espaço
ele só está a fazer movimento leve
portanto só existe uma qualidade de movimento do avatar enquanto a Ester tem várias qualidades de movimento.
Terceiro, a expressão facial
a expressão facial da concentração. Por muito que seja só uma expressão facial, a concentração tem uma expressão facial
eu quando olho para a Ester concentrada parece que há um brilho qualquer extra ali
e o Avatar não tem isso.
também tem disso
ou não ou ou ou não não consegue canalizar isso
Rui
e isso perturba perturbam o teu movimento
Miguel
ele não me perturba o meu movimento
perturba a minha relação
porque lá está ISTO é feito de camadas obviamente
são todas as nossas todas as nossas performances como passamos por um processo criativo inúmeros ensaios
nós vamos acrescentando sempre camadas
e estas camadas não se perdem
ou seja a minha Memória física da qualidade movimento continua lá
a minha a minha disposição em entrar na realidade virtual continua lá
agora Se Eu não tenho
Se Eu não tenho A Ester real e se isso Avatar não se aproxima à realidade da Ester esta camada sai mas as outras mantêm-se eu consigo ter todas as outras